sexta-feira, 9 de abril de 2021

 LUIS ALBERTO DE CUENCA


LA MALCASADA

Me dices que Juan Luis no te comprende,
que sólo piensa en sus computadoras
y que no te hace caso por las noches.
Me dices que tus hijos no te sirven,
que sólo dan problemas, que se aburren
de yodo y que estás harta de aguantarlos.
Me dices que tus padres están viejos,
que se han vuelto tacaños y egoístas
y ya no eres su reina como antes.
Me dices que has cumplido los cuarenta 
y que no es fácil empezar de nuevo,
que los únicos hombres con que tratas 
son colegas de Juan en IBM
y no te gustan los ejecutivos.
Y yo, ¿qué es lo que pinto en esta historia?
¿Qué quieres que haga yo? ¿Que mate a alguién?
¿Que dé un golpe de estado libertario?
Te quise como un loco. No lo niego.
Pero eso fue hasta mucho, cuando el mundo
era una reluciente madrugada
que no quisiste repartir conmigo.
La nostalgia es un burdo pasatiempo.
Vuelve a ser lo que fuiste. Ve a un gimnasio,
píntate más, alisa tus arrugas
y ponte ropa sexy, no seas tonta,
que a lo mejor Juan Luis vuelve a mimarte,
y tus hijos van a un campamento,
y tus padres se mueren.


     xxxxxxxxxxxxxxxxxxx


A MALCASADA

Dizes-me que Juan Luis não te compreende,
que só pensa nos seu computadores,
e que não faz caso de ti, quando chega a noite.
Dizes-me que os teus filhos não te ajudam,
que só dão problemas, que se aborrecem 
com tudo e que estás farta de aturá-los.
Dizes-me que os teus pais estão velhos,
que se tornaram tacanhos e egoístas
e já não és a sua rainha, como dantes.
Dizes-me que atingiste os quarenta
e que não é fácil começar de novo,
que os únicos homens com quem convives
são colegas de Juan na IBM
e não gostas de executivos.
E eu, que papel tenho nesta história?
Que queres que eu faça? Que mate alguém?
Que dê um golpe de estado libertário?
Desejei-te como um louco. Não o nego.
Mas isso foi há muito, quando o mundo
era uma reluzente madrugada
que não quiseste partilhar comigo.
A nostalgia é um rude passatempo.
Volta a ser quem foste. Vai a um ginásio,
pinta-te mais, alisa as tuas rugas
e põe roupa sexy, não sejas tonta,
que, pelo melhor, Juan Luis volta a mimar-te
e os teus filhos vão para um acampamento
e os teus pais morrem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...