sexta-feira, 5 de maio de 2023

 FRANK O'HARA


PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR

Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not
as one may imagine it sounds not in the ear
what went was attributed to wondering aimlessly off
what came arrived simply for itself and inflamed me
yes I do not explain what exactly makes me so happy today
any more than I can explain the unseasonal warmth
of my unhabitual heart pumping vulgarly the blood
of another I loved another and now my love is other
my love is in the movies downstairs and yesterday
bought ice cream and looked for a pigeon-menaced owl
mais, Guillaume, où es-tu, Guillaume, comme les musiques

and like the set for Rigolleto like the set for Roma
like so many sets one's heart is torn like Berman´s
spacious haunt where tenors walk in pumps and girls
in great big hats or none at all "or perhaps he recorded
the panorama of hills and valleys before the strangely
naked" and rain is turning the set into a dumpling

wherever I see a "while" I seem to lose a little time
and gradually my feet dragging I slow down the damn bus
it is because of you so I can watch you smile longer
that's what the Spring is and the elbow of noon walks
where did you go who did you see the children proclaim
and they too gradually fill the sepulchre with dolls
and the sepulchre jumps and jounces and turns pink with wrath
                                                                                               1963


                                         xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


ÁRVORE DE PISTACHIO EM CHATEAU NOIR

Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume e não
é como se imagina não é no ouvido que soa
o que se passou foi atribuído a devaneios inconsequentes
o que chegou aconteceu só por si e incendiou-me
ainda assim não consigo explicar o que na verdade me põe tão              contente hoje
como não consigo explicar o calor inabitual
do meu coração invulgar bombeando prosaicamente o sangue
de alguém que amei alguém e agora o meu amor é outrém
o meu amor é os filmes no rés-do-chão e ontem
comprei gelado e procurei um mocho ameaçado pelos pombos
mais, Guillaume, où es-tu, Gutllaume, comme les musiques

e como o elenco de Rigolleto como oelenco de Roma
como tantos elencos temos o coração destroçado como o refúgio
espaçoso de Berman onde tenores andam de sandálias e raparigas
com chapéus enormes ou sem chapéu "ou talvez se registasse
o panorama de montes e vales perante os nus
atónitos" e a chuva transforma o elenco numa papa

sempre que vejo um "enquanto" parece-me que perco algum tempo
e arrastando penosamente os pés atraso o maldito autocarro
é por causa de ti para te ver sorrir mais tempo
é isso a Primavera e a esquina dos passeios à tarde
para onde foste quem viste que as crianças aclamam
e também elas enchem penosamente o sepulcro com bonecas
e o sepulcro salta e agita-se e fica cor-de-rosa de raiva
                                                                                  1961

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...