quarta-feira, 11 de novembro de 2020

 RAIMBAUT DE VAQUEIRAS


Altas undas que venez sur la mar
que fai lo vent çai e lay demenar,
de mun amic sabez novas comtar,
qui lay passet? No lo vei retornar!
      Et oy Deu, d'amor!
Ad hora-m dona joi et ad hora dolor!

Oy, aura dulza, qui vens dever lai
un mun amic dorm e seforn'e jai,
del dolz aleyn un beure m'aporta-y!
La bocha obre, per gran desir qu'en ai.
     Et oy Deu, d'amor!
Ad hora-m  dona joi et ad hora dolor!

Mal amar fai vassal d'estran pais,
car en pior tornan e sos jocs e sus ris,
ja non cudey mon amic me trays,
qu'eu lli doney ço que d'amor me quis.
    Et oy Deu, d'amor!
Ad hora-m dona joi et ad hora dolor!


             xxxxxxxxxxxxxxx


Altas ondas que vindes sobre o mar,
que o vento faz aqui e ali agitar,
do meu amigo sabeis novas contar, 
que o atravessou? Não o vejo regressar!
   Ai, Deus, o amor
Ora me traz alegria, ora dor!

Ai, doce brisa, que vens de lá,
onde o meu amigo dorme e está,
do doce alento um sopro traz-me já,
a boca abro pelo grande desejo que vem de lá!
   Ai, Deus, o amor
Ora me traz alegria, ora dor!

É mau amar vassalo de outro país,
que jogo e riso se torna em choro.
Não posso crer, amigo, que me traís
pois de amor lhe dei tudo o que quis. 
   Ai, deus, o amor
Ora me traz alegria, ora dor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...