quinta-feira, 15 de outubro de 2020

 RAIMBAUT DE VAQUEIRAS

           (...1180-1205...)


STAMPIDA

      Kalenda maia
      ni fuelhs de faia
ni chans d'auzell ni flors di gaia
       non es qe-m plaia,
       pros dona gaia,
tromq'un isnell messagier aia
del vostre bell cors, qi-m retraia
e jaia, e.m traia vas vos,
       donna veraia,
e chaia de plaia-l gelos
       an qe-m n'estraia.

       Ma bell'amia, 
       par Dieu non sia
que ja-l gelos de mon dan ria,
       que carvendria
       sa gelozia
si aitals dos amantz partia;
q'ieu ja joios mais non seria,
ni jois seis vos pro no-m tenria:
tal via faria qu'oms ja
      mais no-m veiria,
cell dia morria, donna
      pros, q'ieu-us perdria.

      Con er perduda
      ni m'er renduda
donna, s'enanz non l'ai aguda?
      Qe drutz ni druda
      non es per cuda;
mas quant amantz en drut si muda,
l'onors es grantz qe-l n'es creguda,
e-l bels semblantz fai tar tal bruda;
qe nuda tenguda no-us ai,
      ni d'ais vencuda;
volguda cresuda vos ai,
      ses autr'ajuda.

      Tart m'esjauzira
      pos ja-m partira,
Bells Cavalhiers, de vos ab ira,
      q'aillors no-s vira
      mon cors ni-m tira
mos deziriers, q'als non dezira;
q'a lauzengiers sai q'abellira,
donna, q'estiers non lut garira:
tals vira, sentira mos danz,
     q'il vos grazira,
qe-us mira, cossira cuidanz
     don cors suspira.

     Tant gent comensa,
      part totas gensa,
Na Beatriz, e pren creissensa
      vostra valensa;
      per ma credensa,
de pretz garnitz vostra tenensa
e de bels ditz, senes failhensa;
de faitz grazitz tenez semensa;
siensa, sufrensa, avetz
     e coinessensa;
valensa ses tensa vistetz
     ab benvolesa.

     Donna grazida,
     qecs lauz'e crida
vostra valor q'es abelida,
     e qi-us oblida
     pauc li val vida,
per q'ie-us azor, donn'eissernida;
car per gensor vos ai chauzida
e per melhor, de prez complida,
blandida, servida genses
    q'Erecs Enida.
Bastida, finida, N'Engles,
    ai l'estampida.


    xxxxxxxxxxxxxx


ESTAMPIDA   

     Calendas de Maio,
     nem folha de faia
nem canto de pássaro, nem flor de gladíolo,
     já não me alegram,
     nobre dona gozosa,
até que receba veloz mensageiro
de vós, bela, que me assegure
novos prazeres com que amor me atraia
e que esteja perto de vós,
    dona vardadeira
e ferido o ciumento caia,
    antes que eu desista.

    Minha bela amiga
    por Deus não aconteça
que o ciumento ria da minha dor,
    pois lhe custaria caro
    o seu ciúme
se separasse os dois amantes;
nunca mais contente estaria,
sem vós não me serviria a alegria;
tomaria tal via que ninguém
    me voltaria a ver;
morrerei no dia, dona
    nobre, em que vos perca.

    Como perderei 
    ou voltará
a dona, se nunca a tive?
    Os amantes
     não existem em pensamento;
quando o namorado se torna amante
a honra é grande, que nele cresce,
o belo semblante provoca bulha;
desnuda não vos tive,
    nem sequer vencida;
acreditei e desejei-vos,
    sem qualquer ajuda. 

    Pouco me alegraria,
    se me afastara,
Belo Cavaleiro, triste de vós,   
     pois não muda
     meu coração, nem tenho
outros desejos, que esse não seja:
aos maledicentes sei o que agradaria,
dona, que outra coisa não lhes trará cura;
se visses, sentiríeis a minha dor,
     grato ficaria,
pois miro e cuido nos tormentos
     que o coração suspira.

    Tão gentil começa
    sobre todas formosa,
Beatriz, e acrescenta
    vosso valor:
    por minha crença
de prendas adornais vosso poder
e belos ditos, sem falsidade;
de feitos notáveis tendes a semente;
ciência, paciência, tendes
    e consciência;
sem discussão vestis valor
    e benevolência. 

    Dona graciosa
    todos louvam e aclamam
o vosso valor, que é formoso
    e a quem vos esquece
    de pouco vale a vida;
por isso vos adoro, dona distinta,
que pela mais gentil vos escolhi
e a melhor por grande mérito
vos cortejei e servi melhor
     que Erecs a Enida.
Inglês, compus e acabei
     a estampida.

   



     


Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...