segunda-feira, 22 de junho de 2020

ARNAUT DANIEL
   (...1180-1195...)


   L'aura amara fa-ls bruels brancutz 
   clarzir, que-l dous'espeys'ab fuelhs,
   e-ls letz becx dels auzels ramencx
   te balbs e mutz, pars e non-pars.
Per qu'ieu m'esforz de far e dir plazers
a manhs? Per ley qui m'a virat bas d'aut
don tem morir, si-ls afans no-m asoma.

   Tan fo clara ma prima lutz
   d'eslir lieys, don cre-l cors los huelhs,
   non pretz necx mans dos angovencs
   d'autra, S'eslutz rars mos preyars,
pero deportz m'es e d'auzir volers
bos motz ses grey de lieys, don tan m'auzat
qu'al sieu servir suy del pe tro qu'al coma.

   Amors, guara! Suy be vengutz? 
   Qu'auzir tem far, si-m dezacuelhs,
   tal detz pecx que t'es mielha que.t trencx;
   qu'ieu suy fis drutz cars e non vars,
ma-l cors ferms fortz me fai cobrir mans vers,
qu'ab tot lo ney m'agr'obs us bays al caut
cor refrezir, que no-y val autra goma.

   Si m'ampara silh que-m trahutz
   d'aizir si qu'es de pretz capduelhs,
   dels quetz precx qu'ai dedins a rencx
   l'er fort rendutz clars mos pensars:
qu'ieu fora mortz mas fa-m suffrir l'espers,
que-lh prec que-m brey,qu'aisso-m let e baut,
que d'als jauzir no-m vals jois una poma.

   Doussa car'a tot ayps volgutz,
   sofrir m'er per vos manhs orguelhs,
   quar etz decx de totz mos fadencx,
   don ai manhs brutz pars. E guabars
de vos no-m tortz ni-m fay partir avers,
c'anc non amey ren tanta ab menhs d'ufaut,
ans vos dezir plus que Dieu silh de Doma.


   Ara-t para, chans e codutz,
   formir al rey que t'er escuelhs,
   quar pretz, sec say, lay es doblencx
   e mantegutz dars e manjars.
De joy la-t portz, son anel mir s-il ders,
qu'anc non estey jorn d'Arago que-l saut
no-y volgues ir, mas say m'an clamat: roma!

Faitz es l'acortz, qu'el cor remir totz sers
lieys cuy dompney ses parsonier, Arnaut,
qu'en autr'albir n'es fort m'entent'a soma.


                xxxxxxxxxxxx


A brisa amarga faz os bosques frondosos
aclarar, aqueles que espessou de folhas
e os bicos alegres dos pássaros nos ramos
cala e emudece, semelhantes e distintos.
Por que me esforço de fazer e dar prazer 
a muitos? Por ela que me virou do avesso,
do que temo morrer, se não abrevia meus cuidados.

Foi tão clara a minha primeira luz
de escolher essa por quem o coração nos olhos crê,
que nunca darei dois angevinos
por outra. Cede pouco aos meus rogos,
mas é-me agradável e desejo ouvir
as boas palavras, sem malícia, da que tanto prezo,
que estou ao seu serviço dos pés à cabeça.

Amor, cuidado Sou eu bem-vindo?
Temo fazer-me ouvir, se não me acolhes,
tais dez pecados, que é melhor que fujas;
sou amante leal, apreciado e constante,
o coração firme e forte oculta muitas verdades,
pois mais que neve preciso um beijo cálido,
que o coração refresque - não há outro bálsamo.

Se me ampara aquela de quem sou vassalo,
a que é emblema de mérito e recebe
as súplicas caladas que trago em torrente,
então lhe oferecerei, claros, os pensamentos:
estaria morto, mas faz-me viver a esperança,
que suplico seja breve, que me tem ledo e contente,
que o gozo de outra coisa não vale mais que pomo.

Doce cara com todas as virtudes desejadas,
de sofrer terei muitas afrontas,
que sois guia de todas as minhas loucuras,
em que tenho muitos vis pares. Gabarolices
não me afastam de vós, nem me separam riquezas,
pois nunca amei tanto com menos orgulho,
desejo-vos mais que a Deus os de Doma.

Dispõe-te agora, canção e acompanhamento,
a satisfazer o rei que te protege,
pois o mérito aqui esgotado, lá duplica
e mantêm-se prendas e banquetes.
Vai com gozo, mira o anel, se o mostrar,
pois nunca estive um dia longe de Aragão,
sem quere voltar, mas aqui dizem: fica!

Feito está o pacto, que o coração veja todas as noites
aquela que cortejo, sem inimigo, Arnaut,
que de outro desejo não tenho intento.



    

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...