terça-feira, 12 de maio de 2020

EPIGRAMAS PERSAS MEDIEVAIS


SANA'I (SÉC XI-XII)


Se pudesse escolher vir, não teria vindo;
se pudesse escolher ir, quando teria ido?
O melhor seria nunca ter vindo,
se não estivesse aqui, não teria de ir.



MAS'UD-E S'AD (SÉC XI-XII)


Sê um falcão no teu desejo,
um leopardo na majestade -
traz beleza ao campo da caça
e às tuas batalhas vitória.
O pavão e o rouxinol
será melhor que os ignores -
um é sumptuoso espectáculo vácuo,
outro um belo som, mas nada mais.


                 xxxxxxxxxxxx


Qual seja a arte que tenhas,
nela não te esforces demasiado -
muito esforço e ponderação
estragam-te a obra e revelam-se nela.

Pratica de forma fácil,
negligente, sem um plano -
e se algo não conseguires fazer,
passa a outro que faça.


              xxxxxxxxxxxxx


Nem acendalhas para o fogo,
nem óleo para iluminar;
o meu corpo, agora tão débil,
como a minha visão incerta -
estou aqui prisioneiro,
o sol e a lua contentam-me;
um aquece.me o dia,
outra ilumina-me a noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...