segunda-feira, 25 de julho de 2022

WALTER VON DER VOGELWEIDE

   Desde que chegou o Verão
e que as, flores entre a erva,
alegres brotaram,
os meus passos dirigiram-me
para onde cantam os pássaros:
era um grande prado,
onde manava uma clara fonte:
pelo bosque corria a água
e cantava o rouxinol.

  Junto à fonte crescia uma árvore:
ali tive um sonho:
afastando-me do sol
fui até à fonte,
para que a tília 
me desse sombra fresca. 
Sentado junto à fonte
eaqueci a minha dor
e, por fim, adormeci.

  De imediato pareceu-me
que todas as terras eram minhas,
como se a minha alma estivesse
no céu, sem dor
e como se o meu corpo pudesse
cumprir os seus caprichos.
Que Deus veja e preserve:
nunca houve sonho mais belo.

  Feliz teria ali sempre dormido,
mas uma maldita gralha
começou a grasnar.
Que todas as gralhas sofram
aquilo que lhes desejo!
Tirou-me grande alegria 
e o seu grasnido deu-me medo:
se, por ali, houvesse pedras
teria sido o seu último dia.

  Uma dama extremamente velha
devolveu-me o consolo.
Comecei a perguntar-lhe:
explicou-me, em pormenor,
o significado do sonho.
Ouvi-o, querida gente.
"Dois mais um fazem três;
e, além disso, acrescentou,
o meu polegar é um dedo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...