quarta-feira, 13 de julho de 2022

FERNANDO ORTIZ

EL TIPO AQUÉL 

Ahora al personaje literario
- el mismo que os habló desde mi verso -
yo lo deshago, digo, y lo disperso
como al humo dispersa el incensario.

Fue siempre un paseante solitario
que, haciendo de su ombligo el universo,
dio enver del mundo sólo el lado adverso.
Un sujeto tristón. Un perdulario.

Quien lo inventó no quiere ni hablar de él,
pues cada día se le acerca más
con su paso apagado y quejumbroso.

Oírle me resultaba ya enfadoso.
Para penas las mías; y además
me da un poco de grima el tipo áquel. 


               xxxxxxxxxxxxx


AQUELE TIPO

Agora ao personagem literário
- o mesmo que vos falou desde o meu verso -
desfaço-o, digo, disperso-o
como o incensório dispersa o fumo.

Foi sempre um passeante solitário
que, fazendo do seu umbigo o universo
deu em ver do mundo só o lado adverso.
Um sujeito tristonho. Um perdulário.

Quem o inventou nem quer falar dele,
pois cada dia lhe fica mais próximo
com o seu passo apagado e queixoso.

Ouvi-lo já me resulta enfadonho.
Para penas, as minhas; e, além disso,
arrepia-me um pouco aquele tipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...