segunda-feira, 18 de abril de 2022

 WALTER VON DER WOGELWEIDE
    (cerca 1170 - cerca 1230)

Quando as flores brotam entre a erva,
quase rindo ante o sol brilhante,
bem cedo, em manhã de Maio,
quando os pássaros cantam
o que sabem e o melhor que podem,
que alegria se pode comparar?
É quase metade do paraíso
e queremos compará-lo com algo semelhante:
contarei como frequentemente 
deleitou os meus olhos
e ainda o faria, se eu visse.

Quando uma nobre dama, de rara beleza,
bem vestida e de cabelo entrançado,
vai divertir-se no meio da gente,
tranquila, cortês, acompanhada,
devagar, mirando à volta, com humildade,
tal como o sol entre as estrelas -
que há, entre todas as maravilhas
que nos traz Maio, comparável
à sua pessoa, tão amável?
Deixemos em paz as flores
e contemplemos, com assombro, a gentil dama.

Quereis saber a verdade?
Vamos à festa de Maio,
que apareceu em toda a glória.
Mirai Maio e a dama,
quem vencerá o outro?
Eu tenho tal decidido.
Ai! se alguém me obrigasse a escolher
e eleger entre um e outra,
sem dúvida alguma me decidiria:
Senhor Maio, em Março vos converteria,
antes que faltasse à minha dama.

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...