terça-feira, 9 de junho de 2020

MIGUEL D'ORS



       AUTOPSIA



Accidente de coche, de montaña,
cáncer de colon, de faringe,
infarto cerebral, leucemia, neumonia
y hasta pudiera ser arma de fuego.

Cualquiera de estas cosas, o quién sabe
cual otra qué le escapa
a mi imaginación de vuelo corto,
será el diagnóstico oficial,
                                           y luego
el latiguillo en que se obstinarán
las notas necrológicas, los homenajes póstumos,
las biografias y la Wikipedia.

Pero yo me conozco
y sé que eso será solo la circunstancia,
el ambiente en el cual habrá de producirse
mi verdadera muerte, ese empujón
definitivo que me hará caer
al otro lado.
                    Aqui dejo la clave
del enigma, mi autopsia anticipada:
no dicen que en los últimos momentos
uno ve, comprimida en un instante, toda
su vida? Pues entonces mo hay duda: moriré
llana y sencillamente, de vergüenza.

                                             7-II-2012

             xxxxxxxxxxxx



         AUTÓPSIA


Acidente de automóvel, de montanha,
cancro do cólon, cancro da faringe,
enfarte cerebral, leucemia, pneumonia
e até poderia ser arma de fogo.

Qualquer destas coisas, ou quem sabe,
qualquer outra que escapa
à minha imaginação de voo curto,
será o diagnóstico oficial,   
                                          e logo
os encómios em que se obstinarão
as notícias necrológicas, as homenagens póstumas,
as biografias e a Wikipédia.

Mas eu conheço-me
e sei que isso será apenas a circunstância,
o ambiente no qual haverá de produzir-se
a minha verdadeira morte, esse empurrão
definitivo que me fará cair
para o outro lado.
                              Aqui deixo a chave
do enigma, a minha autópsia antecipada:
não dizem que nos últimos momentos
se vê, comprimida num instante, toda
a vida? Pois então, não há dúvida: morrerei,
chã e simplesmente, de vergonha.

                                        7-II-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...