quarta-feira, 27 de maio de 2020

GIRAUT DE BORNELH
     (...1162-1199)




Reis glorios verais lums e clartatz
Deus poderos Senhor si a vos platz
al meu companh siatz fizels aiuda
qu'en orien vei l'estela creguda
qu'amena-lh jorn qu'eu la ben coneguda
et ades sera l'alba!

Bel companho en chantan vos apel
non dormatz qu'eu augo chantar l'auzel
que vai queren lo jorn per lo boscatge
et ai paor que-lh gelos vos assatge
et ades sera l'alba!

Bel companho issetz al fenestrel
e regardatz las estelas del cel
coinosseretz si-us fzels messatge
e non o faitz vostres  n'er lo damnatge
et ades sera l'alba!

Bel companho pos me parti de vos
eu no.m dormi ni- moc de genolhos
ans preiei Deus lo filh Santa Maria
que-us me rendes per leial companhia
et ades sera l'alba!

Bel compamho las foras als peiros
me preiavatz qu'eu non fos dormilhos
enans velhes tota nog troa l dia
ara no.us platz mos chans ni ma paria
et ades sera l'alba!

Del dous companha tan sui en ric sojorn
quéu no volgra mais fos alba ni jorn
car la gensor que ans nasques de maire
tenc et abras per qu'eu non prezi gaire
lo fol gelos ni l'alba.




                      xxxxxxxx




Rei glorioso, vera luz e claridade,
Deus poderoso, Senhor, por favor,
ao meu companheiro prestai fiel ajuda,
que o não vejo desde que se fez noite
e em breve chega a alba!

Bom companheiro, se dormis ou velais,
não durmas mais, acorda suavemente
que, no oriente, vejo crescer a estrela,
que traz o dia, bem a conheço
e em breve chega a alba!

Bom companheiro, a cantar vos chamo,
não durmas mais, que ouço cantar a ave,
que vai buscando o dia pelo arvoredo
e temo que o ciumento te assalte
e em breve chega a alba!

Bom companheiro, chega à janela
e mira as estrelas do céu,
saberás se sou fiel mensageiro;
se nada se fizeres , será teu o castigo
e em breve chega a alba!

Bom companheiro, desde que nos separámos
não dormi, estive sempre de joelhos,
a pedir a Deus, o filho de Santa Maria,
que me devolvesse a tua leal companhia
e em breve chega a alba!

Bom companheiro, lá fora, no alpendre,
pediste-me que não adormecesse,
mas que velasse toda a noite, até ser dia,
agora não te agrada o meu canto, nem meu rogo
e em breve chega a alba!

Bom companheiro, estou em local tão rico,
que queria não houvesse mais alba, nem dia,
que a mais bela que já de mãe nasceu
tenho e abraço e por tal não tenho apreço
nem por tonto ciumento, nem pela alba.









Sem comentários:

Enviar um comentário

  FRANK O'HARA PISTACHIO TREE AT CHATEAU NOIR Beaucoup de musique classique et moderne Guillaume and not as one may imagine it sounds no...